top of page

Especialidades

Estrabismo

O estrabismo é o desalinhamento dos olhos, popularmente conhecido como ‘olho torto’ quando eles perdem o paralelismo, enquanto um dos olhos olha para frente, o outro olha para outra direção.

Dentre as principais consequências da doença estão à baixa visão em um dos olhos quando não tratado na idade apropriada, comprometimento da visão 3D, problemas psicológicos e sociais relacionados ao desvio ocular.

Esse desvio ocular afeta crianças e adultos entre as causas adquiridos na vida adulta estão: traumatismo craniano, diabetes, problemas vasculares como aneurismas, tumores cerebrais, entre outros. Existem vários tipos de estrabismo como: desvio dos olhos para dentro, desvio dos olhos para fora e os desvios verticais (quando olho fica mais alto ou mais baixo do que o outro).

Há tratamentos diferentes para os vários tipos e estágios da doença e o principal objetivo é preservar e recuperar a visão binocular, colocando olhos de forma paralela. Alguns estrabismos são corrigidos com o uso de óculos, outros com a cirurgia de alinhamento dos olhos. A oclusão (ou tampão) é utilizada principalmente para o tratamento da ambliopia, doença recorrente do estrabismo (também conhecida como doença do “olho preguiçoso”).

É importante o diagnóstico do tipo de estrabismo para que seja realizado o tratamento adequado. Os fatores mais importantes para a sua correção são a idade do paciente e a acuidade visual na fase inicial do tratamento, porém a correção cirúrgica do estrabismo pode ser realizada com a finalidade estética.

Faça um agendamento
bottom of page