Especialidades
Glaucoma
O glaucoma é uma patologia ocular que provoca lesão no nervo óptico e campo visual, levando à perda das células responsáveis por enviar os impulsos nervosos ao cérebro. Essa doença não tem cura, apenas tratamento que minimiza os seus efeitos, evitando à perda da visão periférica e da visão central.
Uma das principais causas do glaucoma é a elevação da pressão intraocular, e alguns fatores podem influenciar no seu aparecimento e por isso é importante estar atento a detalhes, como casos na família, idade avançada, uso de determinados medicamentos, traumas oculares, entre outros.
Existem vários tipos de glaucoma que na maioria dos casos, não apresenta sintomas iniciais e pode levar à cegueira. As visitas periódicas ao oftalmologista passam a ser fundamentais para a prescrição e acompanhamento do tratamento mais adequado. O uso de colírios especiais é o tratamento inicial mais frequente e tem a finalidade de reduzir a pressão intraocular, que também pode ser associado a aplicações de laser.
A indicação de procedimentos cirúrgicos se faz quando a pressão intraocular encontra-se em níveis não adequados mesmo com uso de medicação e terapia a laser. A cirurgia produz um canal de drenagem alternativo para aliviar o aumento da pressão interna no olho. Outros procedimentos possíveis são os tratamentos ciclo destrutivos e implantes de drenagem, que atuam, respectivamente, através da diminuição da produção de líquido no interior do olho (humor aquoso) e do aumento da drenagem do mesmo.